Bom Humor Matinal



Nunca existiu nada mais irônico no mundo do que um emoticon piscando. Ok, "nunca" é uma palavra forte. Mas nunca, nos últimos 15 anos, existiu nada mais irônico no mundo do que um emoticon piscando. Os mais revoltados ousarão dizer: "mas e aquele sorrindo? O que me diz, hein, Tiago? E aquele sorrindo? Nem sequer aparecem os dentes". Não desfaço seus argumentos, querido interlocutor. Mas sorrir, todo mundo sorri. Naturalmente. Agora, sorrir sem mostrar os dentes e ainda piscar?...

Eu tento não ser irônico ou mal humorado (e muitas vezes consigo), sobretudo quando existe aquela necessidade de fazer com que a simpatia esteja presente. Dou bom dia pro porteiro. Pros colegas de trabalho. Pro cobrador do ônibus. Pro motorista não! O filho da mãe já quase não parou aquela bosta pra mim não sei quantas vezes. Como se fosse possível passar despercebido com um veículo de dez toneladas atravessando uma avenida. Este aí não merece nem um sorriso sem mostrar os dentes.

Mas tem dias que não dá mesmo para manter a paciência. Imagine a situação: você se deitou às duas da madrugada por que o excesso de trabalho bifurcou o costumeiro caminho de encontro entre seu corpo e a cama às onze horas. O despertador estava programado para as sete e vinte, mas como você reconhece seu mau hábito de perder a hora quando não seria aceitável, acordou antes mesmo daquela música irritante penetrar seus tímpanos. Detalhe: 20 minutos antes! O que piora tudo. Nem pra ser com uma hora de antecedência e, assim, poder dormir o sono dos justos novamente, em paz, por mais longos 60 minutos.

Você tinha terapia, afinal é uma pessoa inocente que convive com malucos que enlouqueceriam qualquer mente sã (a culpa é deles, não sua), mas a secretária do consultório discou seu número quando estava prestes a sair de casa e avisou que houve um imprevisto. Agora, além de ter sono, você ainda está correndo o risco de que os próximos sete dias se tornem uma armadilha nas mãos do destino e você não saiba direito como se desvencilhar, afinal de contas não foi instruído por sua fiel escudeira de como agir em determinadas situações. Mas você não voltou a dormir, porque já tinha tomado banho, estava pronto e teria outro compromisso dali há uma hora.

Contrariado e portador de olheiras capazes de fazer com que uma ONG protetora dos animais te capturasse na rua, havendo te confundido com um panda, você deixou o conforto do seu lar e, no meio do caminho, percebeu que esqueceu seu almoço na geladeira. Já não dava mais para voltar, faltavam 10 minutos para o ônibus! Então você se deu conta de que teria que gastar aquela grana que pagaria a mensalidade da academia para comprar... Comida! Irônico, não? Não tanto quanto um emoticon que sorri sem mostrar os dentes e ainda pisca, garanto.

Você chegou no ponto suado, porque correu muito visando não cair nas graças de um motorista que adora fingir que dirige um ônibus invisível e passa como se não te enxergasse, voando tal qual uma flecha atirada por um índio faminto em direção à sua caça. O ônibus atrasou. Você suou por nada, como se já não bastassem as longas horas perdidas de sua vida passadas em cima de uma esteira tentando, desesperadamente, queimar as calorias das 18 pizzas que você comeu no último final de semana.

A luz no fim do túnel pareceu surgir quando você entrou no ônibus e viu que restava ainda um acento vago! E atrás de você... Um senhor de 70 anos. Em pé.

E eu ainda tenho que sorrir e dar bom dia para o motorista? Ah, mas não mesmo! Se nem todo mundo compreende meu bom humor matinal, por que eu deveria compreender o dele? ;)



Um comentário:

  1. Ótimo texto para estreiar. Gosto do sarcasmo e deste humor ácido, que só quem madruga contra a vontade sabe o que é. Sou seu fã, sabe disso né?! Pagina salva em "Favoritos" no navegador. Sucesso, sempre!!!!

    ResponderExcluir